Lavagem e Manutenção de Cortinas, Persianas e Toldos
Blog

Saiba os 8 hábitos que contribuem para a boa saúde respiratória em casa

Por Limpelux em 02/08/2018
Saiba os 8 hábitos que contribuem para a boa saúde respiratória em casa

Ambientes descuidados, que não recebem a limpeza adequada regularmente, e que estão sempre cheios de pessoas são o cenário perfeito para a manifestação de alergias e doenças respiratórias. A atenção com a higienização da casa é essencial para a saúde, bem-estar e conforto de todos. Veja nesta matéria quais hábitos ajudam a prevenir essas doenças e alergias.

1. Promova a circulação do ar: é importante, mesmo nos meses mais frios, arejar os ambientes. Deixe janelas abertas diariamente por alguns minutos no período da manhã, quando a atividade dos mosquitos é menor, além de permitir o recebimento de luz solar.

2. Atenção aos itens que acumulam poeira: cortinas, tapetes, almofadas e outros itens da casa, principalmente com estofados, devem ser evitados no inverno e/ou higienizados regularmente para remover os ácaros. Roupas de cama devem ter troca semanal, enquanto colchões precisam ser arejados e aspirados. Embora aparentemente pareçam limpos, microrganismos que prejudicam a sua saúde ficam escondidos nestes locais.

3. Tenha uma rotina de limpeza diária: hábitos como recolher as roupas sujas e colocá-las no cesto, lavar a louça, arrumar as camas, tirar os lixos e varrer os ambientes, demandam alguns minutos e fazem a diferença para manter o bem-estar dos moradores. Uma dica é organizar um cronograma de limpeza.

4. Faça as manutenções: aparelhos de ar-condicionado, climatizadores, umidificadores, ventiladores, entre outros, necessitam de limpeza minusciosa para evitar problemas respiratórios. Por isso, fique atento às recomendações do fabricante para manutenção e limpeza, como troca de filtros, por exemplo, e deixe datas anotadas em sua agenda ou outro local onde tem acesso frequente.

5. Cuide bem das roupas: as peças devem ser guardadas sempre limpas e completamente secas no guarda-roupas. As mais pesadas, utilizadas no inverno, têm tendência a acumular mais poeira e podem ser guardadas em sacos de TNT ou embaladas à vácuo até o próximo uso.

6. Prefira panos úmidos ao espanador: enquanto os panos úmidos fazem a poeira grudar neles, alguns modelos de espanadores vão apenas transferir o pó de um local para outro. Por isso, a primeira opção é mais eficaz pensando na saúde das pessoas.

7. Proteja os locais onde o pet fica: se seu animalzinho de estimação tem acesso ao interior da casa, é preciso muita atenção com os pelos e outras sujeiras. A limpeza dos espaços deve ser ainda mais frequente. Uma dica é forrar sofás, por exemplo, com uma capa que possa ser removida e higienizada com mais facilidade do que o móvel.

8. Elimine infiltrações e vazamentos: principalmente em épocas de chuva, esses problemas podem surgir, provocando umidade e o aparecimento de mofo no teto e paredes. O mofo é prejudicial à saúde e deve ser removido, porém sua causa - as infiltrações ou outras - também precisam ser eliminadas para acabar com a situação definitivamente.

Mantendo os ambientes livres de microrganismos, você estará preservando a saúde de todos os moradores, amenizando alergias e evitando agravar doenças respiratórias. Esses hábitos contribuem para o bem-estar, mas não dispensa a necessidade de buscar orientação de um médico especialista.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..